Apesar das fortes chuvas o calor é muito presente e pede uma dose extra de refrescância

“Vem chegando o verão, o calor no coração…” Olaaaaá galera, na verdade o verão já chegou e estamos longe de ter calor só no coração, então hoje vamos dar algumas dicas para escolher um cerveja de qualidade para refrescar qualquer calor.

Antes de tudo, vamos esquecer o “estupidamente gelado” o adjetivo “estúpido” não aparece sem motivo, cada estilo tem uma temperatura melhor para ser apreciada, gelar demais anestesia as pupilas e inibe os aromas, isso pode ser bom para aquela cervejinha da propaganda na TV mas para as nossas especiais vamos cuidar para ter a melhor experiência possível.

Cervejas mais leves e mais aromáticas irão combinar melhor com o calor, e na nossa lista vamos iniciar com as Witbier´s. Estilo da escola Belga que adiciona originalmente sementes de coentro e cascas de laranja, possuem muito frescor, as notas cítricas são muito presentes e há várias releituras onde surgem outras especiarias e cascas de outros cítricos.
O trigo presente nas Wit´s também é bem vindo no estilo Weiss, que são bem leves com aromas que remetem a banana e ao cravo (nesse caso os aromas são do processo de fermentação), são cervejas bem agradáveis de tomar por longos períodos.

Com todo o calor do nosso país tropical acabamos tomando mais cervejas que o normal, outra boa dica para não sofrer muito são as Session, temos os mais variados estilos categorizados como Session, as mais comuns de encontrar são as Session IPA. O adjetivo Session é colocado em cervejas que procuram enquadrar em um estilo mas acabam diminuindo a “força” da cerveja.

Seguindo o exemplo das IPA´s encontraremos cervejas menos lupuladas, menos alcoólicas mas mantendo o perfil aromático e de sabor com o drinkability altíssimo, ideal para passar o dia combatendo o calor.

Clássicas, são clássicas em qualquer estação e na nossa seleção não podemos deixar de fora as Pilsens.

Pilsens da escola alemã, ai encontramos as Bohemians, as Tchecas… São cervejas bem leves, extremamente refrescantes, os aromas e sabores são presentes porém mais leves. Não vamos confundir Pilsen com as Standard American Largers que são essas que estamos acostumados a ver nas propagandas, outdoors, caminhões personalizados fazendo entregas… Entenderam, neh?! Kkkkk

Estilo que está em alta e é uma ótima pedida para o verão são as Sour, cervejas ácidas que são extremamente refrescantes, principalmente as brasileiras Catarinas Sour (estilo que ainda não foi oficializado, mas está em evidencia) que trazem a acidez combinada às mais diferentes frutas, vamos encontrar frutas vermelhas, tangerina, uvas, jabuticaba… Outro estilo Sour bem parecido são as Berliner Weisse, na Alemanha é comum virem acompanhada com um xarope de fruta para darem uma adocicada e sabor extra.

Para finalizar nossas dicas para o verão, a que talvez será a dica mais importante: HIDRATE-SE!!! Independente do estilo escolhido tome água!! Apesar da cerveja ter cerca de 90% de água, o corpo necessitará de mais água para processar o álcool, além de urinar bastante devido ao efeito diurético, o calor faz com que suemos mais então a chance se sofrer com uma desidratação e uma baita ressaca aumenta muito. Então não esqueça de ir tomando água entre uma cerveja e outra.

Por hoje é isso pessoal, aproveitem o verão e continuem degustando com responsabilidade, nada de beber e dirigir!!! CHEERS!!!

Fazer comentário